quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Agora eu não só estou apoiando uma campanha como estou pedindo o apoio de vocês.
O Ministério da Saúde terminou algum tempo atrás a maior pesquisa sobre o comportamento sexual do brasileiro já realizada. E os resultados não são nada animadores. O número geral de pessoas que utilizam preservativos diminuiu consideravelmente, apesar de o grau de conscientização do brasileiro médio ter aumentado consideravelmente. E desta vez o problema não são os jovens, ao contrário do que rezava o senso comum. Segundo a pesquisa, entre a população na faixa etária de 50 a 54 anos, somente 32%, eu disse TRINTA E DOIS POR CENTO, dos brasileiros utilizaram camisinha em todas as relações com parceiros casuais nos últimos 12 meses.
E se você é casado(a) e acha que está livre disso tudo e tá doido pra acabar de ler essa besteirada toda, presta atenção nisso: ainda segundo a pesquisa, 57% dos homens e 75% das mulheres que possuem parceiro fixo NÃO usaram preservativo em relações casuais durante os últimos 12 meses. Ou seja: eles usaram com seus parceiros(as) e não utilizaram com os parceiros casuais, expondo seus parceiros fixos ao risco. Tá, e o que você tem a ver com isso? Mais do que você imagina.
Além do básico – usar camisinha SEMPRE – eu peço que você, querido leitor, querida leitora, ajude a divulgar a campanha. Divulgue a comunidade da campanha no Orkut, espalhe para os amigos, faça um post no seu blogue, coloque a fitinha lá, enfim, faça alguma coisa além de hashtags idiotas no twitter e memes que não mudam nada na prática. Está nas nossas mão mudar essa situação. E isso sem falar na auto-preservação, pois usando camisinha estaremos protegendo a nós mesmo e às pessoas que amamos e nos importamos. Atualmente há no Brasil mais de 630 mil pessoas infectadas com o vírus da Aids, e dessas, 255 não sabem que possuem o vírus. Então, se pela primeira vez eu não falei mal de ninguém, não falei bem de mim mesmo nem reclamei de nada, foi por uma boa causa, e peço a vocês que divulguem a campanha. Vamos tomar uma atitude contra a Aids. Prometo que se um dia eu ganhar um Nobel da Paz por esse post eu vou agradecer nominalmente a todos vocês.